Proteção contra Explosões

Avançada engenharia resultando em soluções altamente técnicas.

A presença de atmosfera explosiva (vapor de líquidos inflamáveis ou pós combustíveis em suspensão) combinados com fonte de ignição (descarga estática ou fricção devido a movimentação de partes metálicas, etc) causa explosão, evento mais raro que o incêndio mas, certamente, mais sério em termos de perdas humanas e danos em toda planta industrial.

Portanto, é extremamente importante a adoção de medidas mínimas de segurança para prevenir uma explosão (claramente com o objetivo de eliminar nuvens de pós ou camadas de pó, utilização de materiais antiestáticos, avaliação da correta conexão e aterramento dos equipamentos, utilização de equipamentos elétricos denominados EX que são apropriados para o uso em atmosferas explosivas, etc.)

Além do mais, quando o risco de explosão não pode ser eliminado, é muito importante a adoção de medidas de proteção apropriadas e isolar a explosão em qualquer local ou situação em que o risco está presente (tanque, filtros, depósitos, transportadores, etc.). Todo equipamento de proteção ou prevenção a explosão precisa possuir aprovação ATEX.

Nas legislações dos Corpos de Bombeiros locais existem, tão somente, algumas exigências gerais, as quais, certamente, não foram pensadas para todos os perigos existentes. Somente um especialista pode realizar tal análise de risco e orientá-lo nas soluções mais adequadas.

Uma boa análise de risco, bem como a classificação de áreas perigosas são os fundamentais passos a serem realizados com o objetivo de avaliar o real perigo de uma planta industrial. Todas as indústrias apresentam problemas relacionados com tais riscos: não importa o setor avaliado: alimentício, bebidas, química, óleo&gás, farmacêutica, cosmética etc.

COMO NÓS PREVENIMOS UMA EXPLOSÃO ATRAVÉS DE MEDIDAS TÉCNICAS ADEQUADAS?

  • Uma explosão pode ser prevenida através de algumas maneiras, a saber:
  • Aterrando todos os equipamentos industriais
  • Avaliando constantemente a temperatura dentro do processo
  • Avaliando a presença de partículas aquecidas e fagulhas no interior das linhas
  • Avaliando a concentração de gás dentro ou fora do processo de produção

 
Controle do Aterramento Estático

Sistema de controle automático antiestático com capacidade de intertravamento para o correto aterramento dos veículos rodoviários, tanques de armazenamento intermediários, cilindros, big-bags, partes de maquinários, etc.

 

 

Detecção de fagulhas e extinção automática

Nos transportes pneumáticos ou sistemas de esteiras transportadoras de materiais combustíveis, as fagulhas em suspensão são a principal causa de incêndios e explosões de filtros. Com o objetivo de se evitar este risco, torna-se necessário o monitoramento destes transportadores e sistemas de extração destas fagulhas em suspensão, eliminando-os através de sistemas automáticos de extinção apropriados.

 

 

DETECÇÃO DE TEMPERATURA PARA ÁREAS DENOMINADAS ATEX

Com o objetivo de monitorar a temperatura dentro do processo (linhas de distribuição, filtros, silos, etc) é possível a utilização do sistema de detecção de calor ETEX, o qual é adequado para todas as áreas denominadas zonas EX (0, 1, 2, 20, 21, 22) e, ainda, para ambientes industriais e minas.

 

 

 

COMO PODEMOS PROTEGER OS EQUIPAMENTOS CONTRA EXPLOSÕES ATRAVÉS DE MEDIDAS ADEQUADAS?

Quando o objetivo é proteger contra explosões os equipamentos de sua empresa, muitos dispositivos e sistemas podem ser utilizados:

  • Escotilhas de alívio de explosão para uso externo
  • Escotilhas de alívio de explosão para uso interno
  • Supressores de explosão

 

Quando o objetivo é evitar-se que uma explosão dentro do equipamento propague através da linha de distribuição para outras áreas do processo produtivo, criando o “efeito dominó”, adequados dispositivos ou sistemas para isolamento da explosão devem ser utilizados:

  • Barreiras químicas (supressores de explosão)
  • Barreiras mecânicas (válvulas do tipo flap, válvulas de flutuação, válvulas de fechamento de fluxo, etc.)
Carlos Cotta Engenharia ©2019